De acordo com o Ministério da Saúde, o distúrbio afeta mais de 30% da população adulta em todo o mundo, com mais de 30 milhões de pessoas no Brasil.
foto : ascom
O distúrbio que assola mais de 30 milhões de Brasileiros, agora tem tratamento especializado no município de Valparaíso de Goiás, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira 14/12 o centro em referência de Hipertensão e diabete na cidade. O espaço oferece atendimento de médicos especialistas como cardiologista, endocrinologista, nutricionista, neurologista, além de psicólogo e assistente social. Ao todo, são três salas para consultas, sala de triagem e consultório odontológico.
Segundo o prefeito Pábio Mossoró (MDB) o projeto teria nascido no ano de 2014 e dado início, porém ficou paralisado por falta da atenção, e nesta quarta o tão querido centro especializado foi inaugurado e colocado em atividade para atende a população.
“Essas obras estavam paradas e nós conseguimos concluir. A partir de hoje essa unidade vai servir nossa população e será uma referência em nosso município. Vamos deixando um legado de histórias”, disse o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró.
foto : ascom
O local será responsável pelo atendimento de pessoas com hipertensão e diabetes no município de Valparaíso de Goiás, assegurando o diagnóstico, início do tratamento e educação para o autocuidado. O centro fica ao lado do 20º Batalhão da Polícia Militar. O Centro de Referência em Diabetes e Hipertensão – Unidade de Saúde Alberto Gammal fica localizado na avenida 15 de Junho.
HIPERTENÇÃO
Em 2021, mais de um quarto das mulheres adultas, e quatro em cada dez homens adultos, têm hipertensão no Continente Americano. Assim, deduz que tanto o diagnóstico, quanto o tratamento e o controle, têm sido ineficazes. Poucos países apresentam uma taxa de controle da hipertensão populacional superior a 50%. Segundo o Ministério da Saúde.
DIABÉTES
Atualmente, no Brasil, há aproximadamente 12,3 milhões de pessoas diabéticas. Especialistas destacam que a adoção de uma vida saudável e a prática regular de atividades físicas são as principais medidas para prevenir e controlar a doença.