Em menos de duas horas do fato, a polícia conseguiu prender um dos acusados, o segundo acusado segue foragido.
A polícia militar foi acionada para comparecer ao HMV (Hospital Municipal de Valparaíso) a serem informados de uma vítima de arma branca por volta das 23:54 deste domingo 01/12, na unidade os policiais identificaram a vítima Ailton Júnior Sabino de Melo 30 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu.
Em conversa com testemunhas que acompanhavam a vítima no hospital, os policiais ficaram sabendo que os autores seriam conhecidos da vítima, um deles identificado por José Francisco da Conceição e Antônio Rômulo Lopes da Silva, e que ambos estariam escondidos no mesmo endereço situado no bairro Parque São Bernardo.
As equipes da polícia militar foram até o local informado e conseguiram avistar um dos homens apontado como autor do crime, José Francisco de 22 anos, ao se deparar com a presença das viaturas policiais correu para o fundo do lote onde estava escondido desobedecendo a ordem policial de se render.
Com a entrada dos policiais no lote, os policiais conseguiram deter o acusado fazendo o uso necessário da força devido ao fato de o autor ainda tentar resistir à prisão, ele foi algemado, colocado na viatura e levado até a delegacia onde foi autuado pelo crime de homicídio.
A faca utilizada no crime não foi localizada, o motivo do esfaqueamento também não foi revelada pelo acusado, assim que é feito o procedimento de flagrante o acusado foi colocado à disposição da justiça e conduzido ao presídio municipal de Valparaíso onde espera por audiência.
O outro acusado, Antônio Rômulo Lopes da Silva não foi localizado, a polícia busca pelo segundo autor que segue foragido.