Informação foi confirmada nesta segunda-feira (26). Atual ministro da Justiça do governo Bolsonaro chefiou pasta local durante maior parte do primeiro mandato de Ibaneis; no ministério, se envolveu em polêmicas.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou nesta segunda-feira (26), que Anderson Torres, atual ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Jair Bolsonaro (PL), vai chefiar a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), a partir do próximo dia 2 de janeiro.
Torres retorna à pasta após comandá-la pela maior parte do primeiro mandato de Ibaneis. Entre 2019 e março de 2021, ele chefiou a SSP-DF e deixou o cargo para assumir o posto no governo federal, Segundo o governador, a nomeação de Torres ocorrerá um dia após a posse dos governos local e federal, em Brasília, em meio a uma escalada de tensões. O atual secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, voltará para a Polícia Federal, onde é delegado de carreira, de acordo com o governador.
O pedido para retornar à pasta partiu do próprio Anderson Torres, e causou reações em integrantes da equipe de transição do presidente eleito Lula (PT) e até de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), já que Anderson Torres é considerado “homem forte” de Bolsonaro, e a escolha ocorre em meio a uma escalada de tensões.