Pelas imagens é possível ver a situação do prédio Alugado provisoriamente para funcionar duas escolas temporariamente do Município.
Cristiane, mãe de um aluno que estuda em uma escola municipal de Valparaíso de Goiás, denunciou a precariedade do prédio alugado no Jardim Oriente para abrigar duas instituições de ensino: Escola Municipal Professora Divina Lourenço de Melo Leão com que funciona na etapa “B” e a Escola Municipal Nelson Mandela Jardim Céu Azul. Que passa por reformas.
Vídeos que chegaram ao Radar Valparaíso News mostram a falta de água no local, o que tem dificultado a higiene do ambiente e tornando os banheiros da escola insalubres para os alunos e professores. Nas imagens feitas por Cristiane, é possível ver fezes e urina expostas nos vasos sanitários, pois a falta de água impossibilita a descarga dos dejetos.
A denunciante relata que; o piso e as paredes apresentam uma cor escura, possivelmente devido à presença de mofo ou sujeira. Em contato com a nossa redação, ela disse que a sala onde seu filho estuda possui um cheiro terrível. A falta de água também prejudica a preparação da merenda escolar. A mulher relata que ficou sabendo de um episódio, em que a equipe da escola teve que buscar água em outro local para preparar os alimentos.
Outra consequência grave da falta de condições adequadas, é o fato de várias crianças se privarem de usar os banheiros da escola devido ao estado precário dos mesmos. Ou ficarem por longos períodos sem beber água, por não ter nos bebedouros. Tais cenários necessitam urgente de atenção das autoridades competentes, a exemplo do conselho tutelar e do ministério público. A denunciante também relata que seu filho tem apresentado constantes crises de vômito e diarreia, que ela atribui às condições precárias da escola.
Vale ressaltar que o prédio é alugado, o que levanta questionamentos sobre a responsabilidade da prefeitura em manter boas condições de infraestrutura do local. Segundo outras mães que pediram para não serem identificadas, A situação denunciada é preocupante, pois compromete diretamente a saúde e o bem-estar dos alunos e professores.