Bem-vindo – 21/11/2024 08:06

Instagram é o mais citado em boletins de ocorrência no DF

Dos mais de 17 mil casos registrados pela Polícia Civil neste ano, aplicativo aparece em 11 mil boletins. Delegado explica que crimes mais comuns são invasão de contas para estelionato e extorsões; Instagram não se pronunciou.

O aplicativo Instagram, do grupo Meta, é o mais citado em boletins de ocorrência envolvendo crimes em redes sociais no Distrito Federal, em 2023.

Dados obtidos pela reportagem por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) mostram que, dentre os mais de 17 mil casos registrados pela Polícia Civil do DF neste ano, a rede social de fotos aparece em 11.569 boletins.

O delegado-chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), Giancarlos Zuliani, explica que os crimes mais comuns incluem invasão de contas para estelionato e extorsões, crimes contra a honra e stalking.

Outras redes sociais

Em comparação com 2021, o número de boletins de ocorrência citando o Instagram cresceu 88%. Naquele ano, a rede apareceu em 6.124 registros.

Veja as outras redes sociais citadas nos Boletins de Ocorrência da Polícia Civil do DF:

  • Em segundo lugar com maior número de citações em ocorrências em 2023, aparece o Facebook, com 6.024 registros;
  • O TikTok, apesar de ser uma rede recente, teve um aumento de 67% nas citações entre 2022 (128 ocorrências) e 2023 (214 ocorrências);
  • Em cinco anos, a PCDF registrou mais de 60 mil ocorrências de crimes digitais em que as redes sociais Instagram, TikTok e Facebook foram citadas.

Segundo a PCDF, não é possível monitorar as denúncias em relação ao WhatsApp, já que a rede é uma das formas de comunicação entre a polícia e os envolvidos. Por isso, não há como saber se a rede social foi incluída no histórico por fazer parte da ocorrência, ou se apenas foi incluída para ser usada como forma de contato na investigação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *