Segundo a Secretaria de Educação de Goiás, a decisão de recolher os livros possibilitará análise detalhada do conteúdo em relação à proposta pedagógica do currículo estadual.
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) determinou, nesta quarta-feira (06), o recolhimento do livro ‘O Avesso da Pele’, incluído na lista de obras literárias aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2022, depois que deputados da direita goiana denunciaram que a peça contém expressões, jargões e descrição de cenas de sexo explícito inadequadas para exposição a menores de 18 anos.
Segundo a Seduc, a decisão de recolher os livros possibilitará uma análise detalhada do conteúdo em relação à proposta pedagógica do currículo estadual. A decisão partiu após a secretaria receber solicitações de informações sobre a obra. O processo de análise será conduzido pelas coordenações regionais de Educação (CREs) para determinar se o material é adequado e contribui efetivamente para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
O Avesso da Pele’ determinará se ele atende a esses critérios e, portanto, se será ou não reintegrado ao acervo disponível para os alunos.
“A Secretaria reitera seu compromisso com a educação de qualidade e afirma que novas informações serão divulgadas assim que a análise for concluída”, garantiu.