Bem-vindo – 20/07/2025 12:30

Lula chama de ‘inaceitável’ decisão dos Estados Unidos de revogar visto de Moraes

“A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “inaceitável” a decisão dos Estados Unidos de revogar o visto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Neste sábado (19), ele escreveu no X, que “a interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações”.

Lula também disse estar certo de que “nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito”. E também: “Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos.”

Na sexta-feira (18), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, determinou a revogação dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, assim como seus familiares e “aliados na Corte”. A decisão ocorreu no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF). Na ocasião, a corporação fez buscas e apreensões e determinou a utilização de tornozeleira eletrônica, além de recolhimento noturno entre 19h e 7h e outras restrições.

“A política de caça às bruxas de Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura que viola os direitos dos brasileiros e também atinge os americanos. Ordenei a revogação dos vistos de Moraes, seus aliados na corte, e seus familiares, de forma imediata”, declarou Rúbio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *