Em contato por telefone, Lula e Putin falaram também sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, na manhã desta segunda-feira (27/1). O chefe do Planalto, durante a ligação, indicou ter intenção de viajar a Moscou, na Rússia, em maio deste ano.
Lula foi convidado pelo governo russo para a comemoração, em Moscou, dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, em 9 de maio. Se confirmada, essa vai ser a primeira visita do líder brasileiro à Rússia no atual mandato. Em outubro de 2024, Lula iria à Rússia para participar da Cúpula de Líderes do Brics, em Kazan. A viagem, entretanto, foi cancelada após o líder do Planalto sofrer um acidente.
Ainda durante o contato, os dois líderes abordaram a guerra entre Rússia e Ucrânia, que se estende há quase três anos. “Lula expressou sua preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz”, informou o Planalto em nota.
Na conversa, Putin agradeceu a contribuição de atores como o Brasil para a busca de uma solução para o conflito na Ucrânia e demonstrou interesse pelos trabalhos do Grupo de Amigos da Paz, lançado pelo Brasil e pela China na ONU em setembro passado.
Outros assuntos abordados no contato foram o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza durante a presidência brasileira do G20, a possibilidade de retomada da Comissão Bilateral de Alto Nível entre os dois países e o apoio russo à presidência brasileira do Brics.