Governo pretende dialogar com governadores e prefeitos para retomar obras
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, revelou nesse domingo (05.02) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá retomar no próximo dia 14 de fevereiro o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, mas com novas diretrizes. A revelação ocorreu em entrevista à GloboNews.
Segundo Rui Costa, a reformulação do programa será uma das primeiras medidas do Governo na área social, antes mesmo da revisão do Bolsa Família – previsto para o mês de março. O programa habitacional, marca do primeiro Governo de Lula, foi mudado de nome pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tendo passado a se chamar Casa Verde e Amarela. No entanto, não decolou na gestão de Bolsonaro, e a entrega de novas casas ficou abaixo da média dos últimos anos.
Conforme relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), de 2009 a setembro de 2020, foram entregues 1,49 milhão de casas. Em 2021, o Governo Federal concluiu cerca de 20 mil unidades habitacionais da antiga faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida (para famílias com renda mensal de até R$ 2 mil), um número abaixo da média dos últimos anos.
Na entrevista, o ministro Rui Costa afirmou que há 120 mil unidades da faixa 1 não concluídas e que o Governo retomará as obras. Ele disse que o Governo irá dialogar com governadores e prefeitos sobre a situação das unidades habitacionais paralisadas, e que será criado um aplicativo para que gestores cadastrem obras inacabadas.
“São quase 4.000 obras paralisadas. Boa parte delas acima de 60% de execução. Obras de saúde, do Minha Casa Minha Vida”, declarou Rui Costa citando que o aplicativo irá contribuir para dar agilidade na retomada dos serviços.