Bem-vindo – 18/01/2026 23:25

Mabel veta integralmente projeto de lei que acabava com a Taxa do Lixo em Goiânia

Prefeito alega que proposta é inconstitucional

Como já era esperado, o prefeito Sandro Mabel vetou integralmente o projeto de lei que acabava com a Taxa do Lixo em Goiânia. Segundo o chefe do Executivo municipal, a proposta, aprovada pela Câmara Municipal de Goiânia, é inconstitucional, por não prever o impacto no orçamento da capital, ferindo também a Lei de Responsabilidade Fiscal. O veto foi publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (15/1).

Questionado sobre o veto, Mabel alegou que a legislação federal de saneamento básico admite a cobrança de taxas para serviços de limpeza urbana para a sua sustentabilidade econômico-financeira. Ele disse que a proposta contraria a lei federal nº 14.026/2020, conhecida como o “Novo Marco Legal do Saneamento Básico”, que fixou a sustentabilidade econômico-financeira das atividades como uma obrigação dos gestores.

Marco Legal do Saneamento

O Marco Legal do Saneamento, sancionado em julho de 2020, tornou obrigatória a cobrança de taxa ou tarifa pelo manejo de resíduos sólidos urbanos nos municípios brasileiros. A norma estabelece que a ausência de instrumento de cobrança configura renúncia de receita, o que impõe a obrigação de demonstrar o impacto financeiro e as formas de compensação.

A lei fixou prazo até julho de 2021 para que os municípios implementassem a cobrança, com o objetivo de ampliar a capacidade econômica das cidades para a gestão integrada de resíduos sólidos. O texto prevê que os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos podem ser custeados por meio de taxa ou tarifa, a depender do regime de prestação, desde que assegurada a sustentabilidade econômico-financeira do serviço.

Quer ficar sabendo de tudo que acontece na Região ? siga nosso perfil @radarvalparaisonews 🎥📷↩
💻www.radarvalparaísonews.com.br👈

Fonte: A Redação Radar

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *