Segundo o comandante, casas noturnas próximas onde tem acontecido brigas e confusões entre menores são o principal alvo da resposta policial. VÍDEO ABAIXO
Em uma entrevista concedida aoRadar Valparaíso News, o comandante do policiamento de Valparaíso Major Erick Chiericato deixou bem claro que as operações realizadas pela polícia militar serão retomadas pela força de segurança com apoio de órgãos fiscalizadores do município, Polícia civil, CBMGO, Departamento de trânsito, Susfim, conselho tutelar e PMDF, pelo fato de um dos alvos estar na área de Santa Maria DF, o objetivo das operações é impedir que mortes ocorram na cidade.
Segundo o Major, a decisão da retomada de operações como ; “Paz no Planalto e Tolerância Zero” em toda região do Entorno Sul partiu do comando regional da polícia militar de Goiás, 5* Crpm comandado pelo Tenente coronel Alessandro Arantes, a decisão de retomada partiu depois que a polícia militar teve acesso a uma reportagem feita pelo Radar Valparaíso que mostra através de vídeo brigas generalizadas entre adolescentes que passaram a Noite em dois comércios.
Relembre o caso
Segundo a polícia militar, as brigas ocorreram no amanhecer do dia 26/12 em frente aos estabelecimentos onde os jovens passaram a noite. A polícia militar chegou a ser acionada para atender as ocorrências, porém chegando nos locais bairro Jardim oriente em Valparaíso, e outro no residencial Santa Maria área do distrito federal que faz divisa com o bairro Céu azul, os jovens envolvidos nas brigas teriam saído do local.
Em um dos vídeos no Jardim Oriente, é possível ver que um grupo de adolescentes com idades entre 15 e 17 anos, parte para cima da vítima que cai na via pública e é alvo de vários chutes, murros e garrafadas.
Já no outro vídeo, mostra agressão provocada por outros jovens que agridem até que a vítima de blusa verde cai ao chão desacordado. O vídeo feito por uma mulher dentro de um carro mostra toda a confusão.
Em conversa com o comandante regional da polícia militar, tenente coronel Alessandro Arantes, ele respondeu que, ” A polícia militar tem feito operações voltadas a esse público adolescente e nos estabelecimentos onde eles frequentam para coibir o tráfico de drogas, brigas e confusões como essas que mostra o vídeo”.
O comandante ainda se comprometeu em reunir seu policiamento com o apoio da polícia civil, conselho tutelar e a secretaria de fiscalização e postura ( SUSFIM) de Valparaíso, e retornar às operações tomando atitudes severas para coibir qualquer prática de delito cometido pelos menores.
Durante a força tarefa, serão tomadas atitudes contra os estabelecimentos que forem flagrados com adolescentes menores de idade ingerindo bebidas alcoólicas ou fazendo uso de qualquer dispositivo de tabaco, vape, narguilé e outros na região, sofreram penalidades baseado no Estatuto da criança e adolescente ( ECA) e administrativas.