O pré-candidato ao Governo do Estado e deputado federal Major Vitor Hugo (PL) misturou dados das pesquisas Serpes, Brasmarket, Real Big e Goiás Pesquisas para parecer que houve aumento no apoio e intenções de votos para seu nome na corrida pelo Palácio das Esmeraldas.
O pré-candidato ao Governo do Estado e deputado federal Major Vitor Hugo (PL) misturou dados das pesquisas Serpes, Brasmarket, Real Big e Goiás Pesquisas para parecer que houve aumento no apoio e intenções de votos para seu nome na corrida pelo Palácio das Esmeraldas.
No entanto, a publicação esconde que os indicadores de Vitor Hugo estão, na verdade, estacionados dentro da margem de erro.
A coluna checou que a Pesquisa Serpes mostrou Vitor Hugo com 2,6% dos votos, em janeiro deste ano, mas ainda não houve nova amostragem, para comparação. O mesmo ocorreu com os dados da Brasmarket, onde o pré-candidato tinha apenas 5,5%, em maio.
Já a Real Time Big Data fez duas amostragens. Em maio, Major Vitor Hugo possuía 8%, agora em junho tem 9%, ou seja, oscilou apenas 1% dentro da margem de erro, que é de 3 pontos para mais ou para menos.
Nos dados do Instituto Mais Goiás, ele tem 12,67% e ainda não teve nova amostragem.
Apesar de os números serem reais, misturar dados de pesquisas é errôneo e pode ser tratado como fake news, isso porque cada instituto usa uma metodologias e amostras distintas, os resultados também não são comparáveis entre si.
Isso, na verdade, não passa de um truque para enganar o eleitor.