Caso foi registrado nessa quinta-feira (29), quando um médico do hospital e o médico do Samu se desentenderam sobre como deveria ser a entrada do paciente, que morreu no local

Família do idoso Valdemar Matias da Silva, 77 anos, que morreu enquanto tentava dar entrada no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), nessa quinta-feira (29), registrou boletim de ocorrência e denuncia a unidade de saúde por “omissão de socorro” com resultado de morte. Polícia Civil investiga o caso. De acordo com a ocorrência, o idoso estava internado numa unidade de saúde em Pontalina (115 km da Capital). Devido ao quadro clínico grave, o paciente foi transferido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hugol, onde deveria receber atendimento de prioridade, já que veio regulado e devido à gravidade do caso.
No entanto, quando o médico do Samu tentou dar entrada no paciente, o médico responsável pela recepção no Hugol disse que estava no setor de traumatologia e orientou que o levasse o idoso à clínica médica. Ainda segundo à família, devido à demora no impasse dos médicos sobre a entrada no hospital, Valdemar não resistiu e perdeu a vida. Com a constatação da morte, os familiares acionaram a Polícia Militar e denunciaram omissão de socorro. Ocorrência foi registrada e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil.
“Ao chegar lá [Hugol] tomamos conhecimento que houve discussão e desentendimento pela forma de atendimento do paciente por conta do local onde deveria ser atendido. Entendia no momento que ele não era um paciente com prioridade, O médico do Samu colocava que ele tinha que ser atendido imediatamente e dali houve o impasse e nesse ínterim, durante a discussão dos médicos, o paciente começou a passar mal e veio a óbito no local”, explicou o sub. tenente Sérgio Gonçalves, que atendeu à ocorrência.
Os médicos, do Hugol e do Samu, junto dos familiares da vítima, foram encaminhados à delegacia, prestaram depoimento, assinaram o Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) e se comprometeram a comparecer à Justiça. Em seguida, todos foram liberados.
Caso segue em investigação pela Polícia Civil.
Em nota, o Hugol afirmou que o idoso deu entrada no hospital, foi atendido e recebeu toda assistência necessária. Confira:
“O paciente Valdemar Matias da Silva deu entrada no hospital nessa quinta-feira (29), foi atendido por uma equipe multidisciplinar e recebeu toda assistência médica necessária. Seguimos rigorosos protocolos de segurança”, afirmou o hospital.



