Francisco Alexandre Bezerra da Silva, de 38 anos, perdeu vida após levar um tiro acidental no pescoço, no último dia 22. Ele estava na capital para um curso promovido pela corporação.
Policial militar de Pernambuco, Francisco Alexandre Bezerra da Silva morreu com tiro dentro do Batalhão da Força Nacional do Gama, no Distrito Federa
O Ministério da Justiça e Segurança Pública concedeu, nesta terça-feira (29), uma “medalha mérito” da Força Nacional ao policial militar de Pernambuco Francisco Alexandre Bezerra da Silva. O homem morreu após levar um tiro acidental no pescoço no último dia 22 durante um treinamento.
O major, de 38 anos, estava em Brasília para um curso de segurança e proteção de autoridades promovido pela Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Segundo a Polícia Militar do DF, o tiro saiu “provavelmente de alguma instrução externa à sala em que ele estava”
A Medalha Mérito da Força Nacional Soldado Luis Pedro de Souza Gomes foi criada pela Presidência da República, em novembro de 2018. O título é uma homenagem ao soldado da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul que foi morto em 2013 durante um confronto entre posseiros e a Força Nacional em Rondônia.
A honraria é concedida em reconhecimento a prestação de serviços por meio das categorias: honra federativa, distinção federativa e pacto federativo.
O caso
A corporação afirmou que Francisco estava em “ambiente administrativo” quando foi baleado. Conforme a Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco, o autor do disparo é um integrante da FNSP que estava em outra sala e foi preso em flagrante. O caso é investigado pela 14ª Delegacia de Polícia, no Gama.
O major Francisco Alexandre Bezerra da Silva estava na Polícia Militar de Pernambuco desde 2002. De acordo com a Secretaria de Segurança do estado, ele atuou na Rocam, no 1º BIEsp (Caruaru), no 2º Biesp (Petrolina) e no BOPE.
Segundo a pasta, há dois anos o militar atuava como ajudante de ordem na Secretaria de Defesa Social.
“Major Alexandre foi um profissional extremamente qualificado e dedicado e um companheiro de trabalho querido, conquistando admiração e amigos por onde passou. Sua trágica e prematura morte enluta todos os que fazem a segurança pública em Pernambuco. Transmitimos nossos sentimentos à sua esposa, Jaqueline, representando familiares e entes queridos”, disse a pasta.