Bem-vindo – 27/11/2025 16:40

Na sede do Dnit, Lideranças políticas de Valparaíso posam para foto em comemoração á conquista da passarela para o bairro Esplanada 5

Com a autorização formalizada, o DNIT inicia agora a fase de sondagem, estudo de solo e elaboração do projeto físico e orçamentário

Órgão federal autoriza implantação das estruturas nos trechos Marajó/Esplanada V e Chácara Brasil Esplanada 5; fase de projetos inicia imediatamente A mobilização conjunta entre a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, o Governo de Goiás, a Câmara Municipal e a bancada federal resultou em uma importante conquista para a segurança viária do município. Durante reunião realizada em Brasília, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) autorizou a implantação de duas passarelas na BR-040, atendendo demandas históricas das regiões Marajó, Esplanada V e Chácara Brasil/Esplanada 5.

O encontro reuniu o prefeito Marcus Vinícius, o secretário de Estado do Entorno do DF, Pábio Mossoró, o deputado federal Dr. Célio Silveira, o vice-prefeito Waguinho, o presidente da Câmara Municipal Walison Lacerda, todos os vereadores da cidade e representantes do DNIT, incluindo o diretor-geral Fabrício de Oliveira Galvão e o superintendente regional Flávio Prates. Durante a reunião, o DNIT confirmou que iniciará de imediato a fase interna de estudos e elaboração dos projetos, aproveitando o período chuvoso para acelerar etapas técnicas e permitir que a execução das obras ocorra a partir do próximo ano.

As passarelas atenderão pontos considerados críticos pela Polícia Rodoviária Federal. Apenas no km 6.6 da BR-040, que abrange parte das áreas contempladas, registra-se um cenário alarmante: a cada cinco acidentes na rodovia, um ocorre neste trecho, sendo responsável por 60% dos casos mais graves envolvendo moradores de Valparaíso de Goiás. A futura infraestrutura é vista como essencial para garantir travessias seguras e reduzir o alto índice de ocorrências fatais.

Com a autorização formalizada, o DNIT inicia agora a fase de sondagem, estudo de solo e elaboração do projeto físico e orçamentário, etapas indispensáveis para o início das obras. A Prefeitura de Valparaíso de Goiás acompanhará todos os trâmites e continuará cobrando celeridade para que a intervenção seja concluída dentro dos prazos federais. Ao final, o prefeito Marcus Vinícius reafirmou o compromisso da gestão com a segurança da população e destacou que “Valparaíso seguirá empenhado para que essa importante obra saia do papel e transforme a realidade dos moradores das regiões beneficiadas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *