A coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (30/8), no Palácio do Buriti, detalhou a eleição do Conselho Tutelar no dia 1º de outubro.
Dos 5 mil inscritos para preenchimento de vagas nos Conselhos Tutelares do Distrito Federal, 1.250 candidatos vão concorrer às eleições para composição das equipes para o quadriênio 2024-2027. A votação está prevista para ocorrer no dia 1º de outubro.
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (30/8), no Palácio do Buriti, representantes do Governo do Distrito Federal (GDF), Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) e Ministério Público (MPDFT) detalharam os procedimentos para a realização das eleições.
A governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), destacou a preocupação do governo em promover uma eleição transparente. “Nós vivemos um momento de dificuldade com a questão da violência contra a mulher. E, muitas vezes, a violência não acontece somente com as mulheres, mas também com as nossas crianças. Então, há um alerta no Distrito Federal com a importância de se fazer essa eleição com tranquilidade e transparência”, ressaltou.
Celina também destacou os avanços na realização da próxima eleição, dentre eles a redução de custos que a parceria com o TRE-DF possibilitou para que o dinheiro fosse investido na área de imobiliários e estrutura física dos conselhos tutelares.
Estão sendo ofertadas 170 vagas de titulares e 340 suplentes para o quadriênio 2024-2027. Com salário de R$ 6.510, os profissionais selecionados atuarão nas 44 unidades dos Conselhos Tutelares do DF para preservar os direitos das crianças e adolescentes.