Bem-vindo – 03/12/2024 14:06

Novo radar potente autua 30 carros por minuto

O novo radar é capaz de identificar três veículos por segundo, em velocidade de até 322 km/h

Uma nova ferramenta adotada pelos agentes de trânsito está causando polêmica e preocupação entre os condutores. Trata-se de um equipamento capaz de identificar até três veículos por segundo, em velocidades de até 322 km/h e a uma distância de até 650 metros. Conhecido como Trucam, esse radar móvel promete ser uma verdadeira “metralhadora de multas”.

Fabricado pela Lasertech Brasil, a mesma empresa que fornece sensores a laser para a agência espacial norte-americana, a Nasa, o Trucam possui o formato de uma pistola e é equipado com mira a laser e sensor de presença. Sua tecnologia avançada permite diferenciar os veículos por tamanho de forma automática e multá-los individualmente, levando em consideração a velocidade-limite regulamentada para cada categoria. Com uma capacidade impressionante, o radar pode disparar até 30 autuações por minuto.

Além de medir a velocidade dos veículos, o Trucam calcula a distância entre cada um deles, produz evidências fotográficas e em vídeo dos infratores, realiza levantamentos estatísticos e quantitativos, e classifica os dados obtidos. Essa nova ferramenta promete trazer maior eficiência na fiscalização do trânsito, mas também levanta preocupações sobre a possibilidade de um aumento significativo no número de multas aplicadas.

No entanto, é importante ressaltar que existem limitações para o uso desse super-radar. De acordo com a Resolução 798 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a distância mínima entre dois radares, independentemente do modelo utilizado, deve ser de 500 metros tanto em áreas urbanas quanto em trechos de vias rurais com características de via urbana.

Essa regulamentação significa que, caso um condutor perceba que o radar responsável pelo registro da multa não tenha sido inspecionado pelo Inmetro por mais de um ano, ele poderá reunir provas para montar sua defesa e solicitar a anulação da penalidade.

Além disso, a Resolução 798 do Contran estabelece outros requisitos para a validade da aferição dos radares. Entre eles, está a necessidade de verificação periódica dos equipamentos de fiscalização de placas de veículos, que deve ser realizada a cada 12 meses e seguir o modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Para recorrer de uma multa de trânsito, o condutor deve seguir alguns passos essenciais. Primeiramente, é necessário identificar o órgão responsável pela autuação e apresentar um pedido de recurso perante a autoridade de trânsito competente. É fundamental possuir uma cópia da notificação de autuação ou da penalidade, se aplicável, e verificar se a última inspeção do veículo ocorreu há mais de um ano em relação à data da infração.

Caso o recurso seja inicialmente negado, ainda existe a possibilidade de recorrer a uma das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jari) e apresentar um pedido de defesa adicional.

O uso do novo radar móvel Trucam certamente trará impactos no cenário do trânsito, aumentando a eficiência na fiscalização, mas também levantando questões sobre a necessidade de garantir a correta aplicação das multas e o respeito aos direitos dos condutores.

 

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