Bem-vindo – 13/10/2025 23:51

Onça que devorou Jorginho é capturada

A onça será enviada a uma instituição autorizada e integrada ao Programa de Manejo da Onça-Pintada, sob coordenação do ICMBio

A onça-pintada indicada por ser responsável pela morte do caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, não voltará à natureza. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou nesta sexta-feira (25/4) que o animal, um macho de 94 kg capturado no local do ataque, permanecerá em cativeiro e será incorporado ao Programa de Manejo Populacional da Onça-Pintada.

Conforme o ICMBio constatou, a onça apresentava comportamento altamente habituado à presença humana. Vídeos publicados nas redes sociais revelam que onças na região vinham sendo alimentadas por moradores, prática conhecida como “ceva”. O hábito, condenado por especialistas, pode causar acidentes graves, como o que resultou na morte de Jorge Avalo.

Entenda o caso

Na última segunda-feira (21/4), o caseiro Jorge Ávalos, de 60 anos, conhecido como Jorginho, foi atacado pela onça-pintada enquanto tentava coletar mel. A Polícia Militar Ambiental (PMA) encontrou o corpo dele no dia seguinte – os agentes seguiram trilhas e marcas de sangue deixadas pelo animal. O caso letal segue em investigação, sendo considerado raro.

Recentemente, quando a onça foi encontrada, foi constatado que o animal está em estado de saúde grave, por conta de desnutrição. A escassez de alimentos, comportamento defensivo, período reprodutivo da onça ou alguma ação involuntária da vítima que possa ter desencadeado a reação do animal.

A Polícia Militar Ambiental instalou armadilhas fotográficas na área da ocorrência para verificar a presença de outros felinos. A operação de captura contou com a atuação de um médico-veterinário especializado, sob orientação do ICMBio e com o apoio do IBAMA. A onça foi levada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS/IMASUL), onde passará por avaliações de saúde e comportamento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *