Bem-vindo – 30/10/2025 13:14

Operação do MP e Polícia Penal mira membros do PCC em cinco presídios goianos e na Papuda

No Estado, os alvos foram estavam nas unidades prisionais de Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Formosa, Alexânia e Rio Verde

A Operação Vigília, deflagrada nesta quarta-feira (22) pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) e pela Diretoria-Geral de Polícia Penal do Estado de Goiás (DGPP), mirou integrantes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) em cinco presídios de Goiás e também no complexo da Papuda, com apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF/Decor). No Estado, os alvos foram estavam nas unidades prisionais de Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Formosa, Alexânia e Rio Verde.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Entorno do Distrito Federal (Gaeco Entorno), do Primeiro Comando da Capital, houve o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão nestes locais. Conforme o MPGO, a investigação começou a partir de provas e indícios colhidos nas Operações Sintonia e Sintonia do Entorno, deflagradas anteriormente pelo Gaeco contra a facção.

“Apurou-se que integrantes da organização criminosa, mesmo após serem recolhidos nos presídios, continuavam articulando para cooptar novos integrantes, buscando expandir o controle das organizações por meio de envio de comandos para criminosos fora do presídio, fazendo-se passar por visitantes e outros meios, conforme já apurado em outras operações do Gaeco, cometendo, direta ou indiretamente, crimes como tráfico de drogas, homicídios e estelionatos. O monitoramento intenso dos presídios goianos e a integração entre as instituições de segurança no Estado resultaram na operação de hoje”, informou.

Para o Gaeco, Goiás possui localização estratégica, o que torna o Estado território de interesse para a expansão dos negócios do PCC. Trata-se da chamada “Rota Caipira”, região em que parte da droga trazida de países como Paraguai, Peru e Bolívia é distribuída para outros locais do Brasil e até para outros continentes como Europa e Ásia. Por isso, o PCC tenta expandir a facção na região, conforme o órgão.

Operações anteriores

Sobre as ações anteriores, a Operação Sintonia do Entorno, do Gaeco do MPGO, cumpriu 17 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em oito municípios de Goiás (Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Novo Gama, Luziânia, Formosa, Aparecida de Goiânia e Goiânia), no Distrito Federal e na cidade de São Paulo contra alvos do PCC. A ação ocorreu em janeiro deste ano.

Antes, em maio de 2023, ocorreu a Operação Sintonia Goiás, com o objetivo de cumprir 70 mandados de prisão preventiva e 38 mandados de busca e apreensão contra membros contra membros da facção. A ação aconteceu em 12 estados. No território goiano, a ação aconteceu em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Guapó, Catalão, Três Ranchos, Itumbiara, Panamá, Morrinhos, Caldas Novas, Jataí, Mineiros, Planaltina de Goiás, Formosa, Novo Gama, Uruaçu, Mara Rosa, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Quirinópolis, Edeia e Jaraguá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *