Governador volta ao cargo 66 dias depois de ser afastado após atos terroristas que atingiram as sedes dos três poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou ‘retorno imediato’ de Ibaneis.
Ao retornar ao cargo de governador do Distrito Federal, após mais de 60 dias afastado, Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que esse “é um momento que foi muito aguardado ao longo de todo esse período”. A declaração foi dada em entrevista à repórter Rita Yoshimine, da TV Globo, por telefone, na tarde desta quarta-feira (15).
Ibaneis foi afastado do cargo no dia 9 de janeiro, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por causa dos atos terroristas em Brasília, no dia 8 de janeiro. Nesta quarta, o magistrado determinou ‘retorno imediato’ do emedebista ao cargo (veja mais detalhes abaixo).
Na decisão sobre o “retorno imediato” do governador, o ministro Alexandre de Moraes diz que “tanto a defesa em sua petição quanto a Procuradoria-Geral da República, com base nas diligências já concluídas, tais como as conclusões do Relatório de Intervenção Federal e anexos, e diligências resultantes do cumprimento das medidas cautelares deferidas nestes autos, sustentam que – no presente momento – não permanecem presentes os requisitos para a manutenção da medida de suspensão do exercício da função pública de Governador do Distrito Federal”.