Ação utiliza mão de obra de detentos e amplia estrutura da unidade escolar no bairro Ipanema

A reforma completa da Escola Municipal Natielly, localizada no bairro Ipanema, em Valparaíso de Goiás, está sendo executada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Políticas Penais e Cidadania, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa foi divulgada pelo prefeito Marcus Vinicius, que destacou a integração entre as pastas e o uso da mão de obra carcerária na obra.
De acordo com o prefeito, a ação é coordenada pelo secretário de Políticas Penais e Cidadania, Alexsandro da Silva Sampaio (Sassá), em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura, comandada pelo vice-prefeito Waguinho do Céu Azul, e pela Secretaria Municipal de Educação, sob responsabilidade de Maria Rita Frazão.
A iniciativa integra o programa Ação do Bem e coloca Valparaíso como a maior frente de trabalho do Estado de Goiás que utiliza reeducandos em cumprimento de pena. Antes concentrada em serviços de organização urbana, como roçagem e limpeza, a atuação dos detentos passa agora a contemplar também reformas em prédios públicos.

Além da revitalização do espaço físico, a Escola Municipal Natielly receberá novas salas de aula, o que permitirá a ampliação do número de vagas e melhores condições de ensino para os estudantes da rede municipal. Segundo a gestão, a parceria com a Polícia Penal do Estado de Goiás gera economia aos cofres públicos, contribui para a segurança e oferece aos reeducandos uma oportunidade de trabalho digno durante o cumprimento da pena, fortalecendo ações de cidadania no município.



