A ação, batizada de Operação Igarrassu, foi coordenada pela 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro) e teve como foco o cumprimento de mandados judiciais no estado nordestino
Uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) desarticulou, nesta quarta-feira (7), uma organização criminosa responsável por mais de 30 casos de extorsão registrados no DF.
Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão em cidades pernambucanas, todos expedidos pela Vara Criminal do Distrito Federal. Os alvos incluem integrantes da quadrilha e pessoas beneficiadas diretamente pelos recursos obtidos por meio dos crimes.
De acordo com as investigações da PCDF, os criminosos agiam através de aplicativos e sites de relacionamento, onde se passavam por mulheres atraentes para atrair vítimas. Após obterem os contatos, davam início ao esquema de extorsão: ameaçavam os alvos afirmando que estes haviam se envolvido com mulheres ligadas a membros de facções criminosas do DF, e exigiam pagamentos em dinheiro para evitar represálias.
A apuração identificou que a maior parte das ações era coordenada a partir do Estado de Pernambuco, com participação de presos do sistema penitenciário local. Durante a operação, uma servidora pública do município de Itapissuma (PE) foi presa por atuar ativamente na logística do grupo criminoso.
Mais de 30 vítimas foram identificadas até o momento, todas residentes no Distrito Federal. Estima-se que o prejuízo total ultrapasse os R$ 100 mil.