Por não aceitar o fim do relacionamento, o acusado ateou fogo na casa da vítima e fugiu sendo preso em são Sebastião DF.
Nesta terça-feira, 07 -06, a Polícia Civil, por meio da equipe da DEAM de Valparaíso de Goiás, cumpriu mandado de prisão preventiva contra autor de crimes de ameaça, perseguição contra mulher em contexto de violência doméstica e familiar, descumprimento de medidas protetivas de urgência e incêndio.
Pelo o que foi apurado, vítima e autor teve relacionamento de cerca de três anos, que terminou em dezembro de 2021, época em que foi registrada ocorrência policial em Cidade Ocidental-GO, com pedido de medidas protetivas de urgência. Depois disso, de acordo com o autor, houve alguns reencontros do ex-casal.
Em abril de 2022, o autor danificou o carro da vítima com uma enxada depois de uma discussão, o que levou a novo registro de ocorrência em Santa Maria-DF. Posteriormente, o autor passou a importunar e perseguir a vítima com injúrias, difamações, ameaças contra ela e familiares dela, até que, no dia 03 de junho de 2022, última sexta-feira, o investigado foi até a casa da vítima e ateou fogo no imóvel.
As chamas consumiram todo o imóvel, causando risco para os moradores dos apartamentos vizinhos. Moradores do local e depois militares do corpo de bombeiros conseguiram conter as chamas. Nem a vítima, nem seu afilhado estavam no imóvel. A vítima informou que havia deixado o imóvel por medo do autor.
foto : casa em chamas
A Polícia Militar foi acionada e tentou encontrar o autor nas imediações, após o incêndio, a vítima compareceu na DEAM de Valparaíso, com vizinhos e familiares e Foram ouvidas a vítima e testemunhas, requisitadas perícia e iniciadas diligências pelos policiais civis da DEAM, para localização do autor. Diante da impossibilidade de localizar o autor e realizar sua prisão em flagrante no dia 03/06/2022, o Delegado Titular da DEAM representou, perante o Plantão Judiciário, pela prisão preventiva do investigado, ainda na sexta-feira à noite. O caso foi analisado com celeridade pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário. No sábado, pela manhã, a prisão já estava decretada.
Com a ordem de prisão em mãos, os policiais da DEAM empreenderam várias diligências para localizar o autor, desde o sábado até a presente terça-feira. A Polícia Civil de Goiás fez diversos contatos, para troca de informações e solicitação de apoio operacional, com as Polícias Militares de Valparaíso de Goiás, Santa Maria e São Sebastião, bem como com a Polícia Civil do Distrito Federal. Após trabalho de inteligência e diligências de campo, nesta terça-feira, pela manhã, os policiais civis da DEAM de Valparaíso localizaram e prenderam o autor, em São Sebastião-DF, na casa de um irmão. O investigado não resistiu à prisão. O celular do investigado foi apreendido na posse dele, também por força de decisão judicial. O autor foi conduzido à DEAM de Valparaíso de Goiás e interrogado com a assistência do seu advogado.
foto : acusado chegando a Delegacia
Após as providências legais quanto ao cumprimento do mandado, comunicada a prisão ao Poder Judiciário, encaminhada o investigado ao presídio municipal, o inquérito será concluído no âmbito policial, no prazo de legal de dez dias, para subsidiar posterior oferecimento de denúncia e eventual ação penal.