Há meses, pessoas passam noites em filas para conseguir fazer ou atualizar cadastro em programas sociais. Corporação toma depoimentos a partir desta sexta-feira (12).
A Polícia Civil do Distrito Federal abriu um inquérito para apurar denúncias de venda de vagas em filas dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Há meses, pessoas têm passado noites em filas para conseguir serviços como cadastramento ou atualização de cadastro em programas sociais. A suspeita é que criminosos tenham se aproveitado dessas dificuldades para cobrar até R$ 100 e garantir um lugar na fila.
O caso é investigado pelo Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor). A corporação afirma que deve ouvir seis pessoas, a partir desta sexta-feira (12). A apuração é resultado de uma denúncia feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes-DF), responsável pelos Cras. Em nota, a secretaria informou que “identificou suspeitas de venda de senhas nas filas do CRAS e, em 6 de julho, enviou um ofício às forças policiais com o objetivo de reportar as suspeitas. A pasta reforça que está colaborando com as investigações”.
Filas no Cras
Pelo menos desde junho, pessoas têm dormido nas filas para conseguir serviços nos Cras. O objetivo é garantir uma das senhas limitadas, distribuídas diariamente pela manhã para quem está na porta. A dificuldade já gerou brigas e confusões entre aqueles que aguardam atendimento. Entre os serviços buscados, estão atualização ou registro de cadastro em benefícios como CadÚnico, Prato Cheio, entre outros. As medidas são obrigatórias para participação em programas sociais.
O DF tem 27 unidades do Cras. Para aumentar a capacidade de atendimento, no dia 30 de julho, a Sedes assinou contrato com uma organização da sociedade civil com o objetivo de instalar 14 postos para cadastro no CadÚnico. Na quinta-feira (11), três começaram a funcionar: na Estrutural, no Paranoá e em Santa Maria. Segundo a pasta, a partir de segunda-feira (15), Gama e Planaltina também iniciarão o funcionamento.
O atendimento nesses postos só vai contemplar quem fez o agendamento pelo telefone 156 até o dia 3 de junho. Segundo a secretaria, os usuários vão receber ligações informando dia, hora e local de atendimento. A secretaria informou ainda que outras pessoas não devem se dirigir aos novos postos de atendimento, que atenderão exclusivamente quem estava agendado.