Foram pelo menos 50 crimes de estelionato desde 2018; site de uma das empresas de fachada estava no ar até esta sexta-feira (5)
A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu na manhã desta sexta-feira (5) cinco pessoas suspeitas de aplicarem golpes no aluguel de tendas na capital do país. A associação criminosa utilizava o nome de cinco empresas de fachada para enganar os clientes, que pagavam um sinal no momento da contratação, mas recebiam o serviço na data combinada.
As investigações apontam que os autores simulavam um contrato com as vítimas e pediam a antecipação de 50% do valor do aluguel aos clientes. No dia combinado para a montagem das tendas, eles não apareciam. Quando procurados pelos clientes, os integrantes “apresentavam desculpas” para não instalar os equipamentos contratados e garantiam que iam devolver os valores pagos. Em seguida, deixavam de atender os telefonemas das vítimas e de responder suas mensagens.
De 2018 até hoje, a polícia identificou pelo menos 50 crimes de estelionato cometidos pelo grupo. Durante a operação de busca e apreensão nesta sexta, o site de uma das falsas empresas ainda estava em funcionamento, podendo atrair novas vítimas.
Os autores são investigados por estelionato e foram autuados em flagrantes pelo crime de associação criminosa. As penas, somadas, podem chegar a 8 anos de prisão.