Seis pessoas foram presas durante a ação
Uma ação conjunta do Batalhão de Operações Ambientais (BPMOA) e do Batalhão Rural resultou na destruição de uma balsa de garimpo ilegal e na prisão de seis pessoas em Santa Cruz de Goiás. A operação, realizada na segunda-feira (11) ocorreu às margens do Rio do Peixe, em uma área de difícil acesso, onde os policiais flagraram a extração irregular de ouro.
Segundo a polícia, entre os detidos estava o responsável pela operação, que não possuía licença ambiental, e cinco trabalhadores encontrados em condições análogas à escravidão. Todos foram levados à Delegacia da Polícia Federal em Goiânia para investigação.
Além da balsa, que foi inutilizada no local, os agentes apreenderam 2,4 gramas de ouro, uma caminhonete Toyota Hilux, uma embarcação com motor e equipamentos utilizados no garimpo, como trajes de mergulho, bateias e balança de precisão.
A medida de destruição da balsa seguiu o Decreto nº 6.514/2008, o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) e o Decreto nº 10.833/2021, que autorizam a inutilização de maquinários usados em crimes ambientais quando não há condições de remoção.