Ao chegarem no local, policiais encontraram a criança com coloração azulada e a mãe em estado de choque

Policiais do Comando de Policiamento Urbano (CPU) salvaram a vida de um bebê que se engasgou com leite, em Niquelândia. O caso ocorreu na Rua Santana, localizada no Centro da cidade. A equipe militar fazia patrulhamento na Avenida Brasil, e foi acionada por uma idosa enquanto a viatura estava parada no semáforo. Ela relatou ter recebido uma ligação da filha, informando que o neto havia se engasgado.
Os policiais foram até o endereço informado, onde encontraram a mãe do bebê com a criança nos braços. O menino apresentava sinais de cianose (coloração azulada na pele, indicando falta de oxigenação) e perdia os sinais vitais rapidamente. A mãe, em estado de choque, não sabia como proceder.
A equipe, então, deu início à manobra de Heimlich para desobstrução das vias aéreas. Após algumas tentativas, o bebê voltou a respirar. Em seguida, os policiais levaram a mãe e a criança até o Hospital Municipal de Niquelândia, onde o bebê recebeu atendimento médico. “O médico disse que se não fossem esses primeiros socorros o meu netinho viria a óbito”, comentou a avó da criança.
Em Anápolis
Em agosto, situação parecida levou uma bebê de apenas três meses de vida a ser entubada, em Anápolis. Ela se engasgou enquanto tomava mamadeira, na Vila Jaiara, Norte da cidade. A criança estava no colo da mãe, de 27 anos, na casa da família.
A Polícia foi acionada pela mãe da criança, que relatou que a menor já estava sem respirar há cerca de cinco minutos. Os militares tentaram socorrer a criança por meio da manobra de Heimlich, recomendada nesses casos, mas não conseguiram. Após a chegada dos militares, a criança foi encaminhada a uma Unidade de Pronto Atendimento Pediátrica (UPA).
Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é uma técnica utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de comida ou algo que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a respiração. Ela é realizada de formas diferentes em bebês e crianças. No caso de recém-nascido, deve-se colocá-lo de bruços, deitado em cima do antebraço do adulto; a cabeça deve estar virada para baixo.



