Bem-vindo – 21/11/2024 10:23

Projeto dobra valor da multa para motorista flagrado com celular ao volante

Matéria foi apresentada pela senadora Maria do Carmo Alves (PP-SE). Detran alerta que essa infração é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, ficando atrás apenas do excesso de velocidade e embriaguez ao volante.

A senadora Maria do Carmo Alves (PP-SE) apresentou um projeto de lei (PL 2699/2022) para dobrar o valor da multa para quem for pego usando o telefone celular ao volante. A parlamentar argumenta que o uso de celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, ficando atrás apenas do excesso de velocidade e da embriaguez ao volante.

O Código de Transito Brasileiro diz que o motorista deve estar atento durante todo o tempo em que estiver conduzindo um veículo, tendo os cuidados necessários para manter a sua segurança e a de todos. O uso do celular ao dirigir não é previsto como crime de trânsito, mas é classificado como uma infração administrativa gravíssima, que prevê a pena de multa no valor de R$ 293,47.

Além disso, essa infração soma sete pontos no registro da Carteira Nacional de Habilitação do motorista. Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, cerca de 675 brasileiros se arriscam todos os dias ao utilizar o aparelho enquanto dirigem, ou seja, a cada uma hora, 28 condutores são pegos em flagrante negligenciando a atenção ao volante. E  mesmo que o veículo esteja parado durante o sinal vermelho o motorista é proibido por lei de utilizar o telefone celular.

Maria do Carmo acredita que isso vai gerar melhoras significativas para o trânsito brasileiro. O uso do celular já é a terceira causa de morte no trânsito. Acredito que o agravamento da pena tende a  diminuir o uso do celular ao volante e  consequentemente o número de acidentes nas ruas e nas estradas brasileiras.

Os riscos de se envolver em sinistros de trânsito aumentam em até 400% quando o motorista manuseia mensagens de texto e sobem mais 23 vezesquando as mensagens são digitadas.

O Departamento Nacional de Trânsito alerta que essa infração é muito perigosa e é uma das mais cometidas hoje em dia. É a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, ficando atrás apenas do excesso de velocidade e da embriaguez ao volante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *