A reinauguração contou ainda com a presença dos deputados federais Célio Silveira e Lêda Borges, dos deputados estaduais Wilde Cambão e Zeli, além do secretário de Estado do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró, reforçando o alinhamento entre Estado, município e Legislativo na execução de políticas públicas.

A coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, reinaugurou nesta segunda-feira (19/1) a unidade do Restaurante do Bem do Jardim Ingá, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Em novo endereço e totalmente reestruturada, a unidade passa a oferecer até mil refeições diárias, com estrutura moderna e melhores condições de atendimento à população em situação de vulnerabilidade social.
Presente ao evento, a primeira-dama do Estado e presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado, destacou o alcance social da iniciativa e o cuidado do Governo de Goiás com as famílias em situação de vulnerabilidade. “O Restaurante do Bem é mais do que uma refeição a preço acessível, ele representa dignidade, cuidado e respeito com quem mais precisa. Cada unidade que entregamos é pensada para acolher bem e garantir alimentação de qualidade à população”, afirmou.

A nova estrutura conta com ambiente climatizado, mobiliário e equipamentos modernos, com capacidade para servir até mil refeições por dia, de segunda a sexta-feira, no horário do almoço, pelo valor simbólico de R$ 2. Com a reinauguração da unidade do Jardim Ingá, Luziânia passa a contar com dois Restaurantes do Bem em funcionamento, fortalecendo a política estadual de segurança alimentar.
O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, ressaltou a importância da parceria com o Governo de Goiás para o fortalecimento das políticas sociais no município. “Esse restaurante atende diretamente quem mais precisa e faz a diferença na vida de muitas famílias. A presença do Estado aqui no Jardim Ingá mostra que as ações sociais estão chegando onde realmente são necessárias”, destacou. A primeira-dama do município, Helena Sorgatto, também acompanhou a cerimônia.

“Eu não posso chamar as pessoas para se alimentarem num restaurante e ser de qualquer jeito, como estava a instalação anterior. Precisa ser de qualidade. Agora nós temos um ambiente climatizado e padronizado para que cada pessoa que entrar por essa porta, saiba que vai comer um alimento nutritivo e balanceado. Isso não é só alimentar pessoas, é transformar vidas”, destacou a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado.

O processo de implantação no novo espaço durou aproximadamente um ano e incluiu adequações estruturais voltadas à modernização do atendimento. A unidade recebeu novos equipamentos, mobiliário atualizado dentro do padrão das demais unidades do programa e climatização, assegurando mais conforto, dignidade e qualidade no acolhimento dos usuários.
Assim como nas demais unidades do programa, as refeições oferecidas são completas, nutritivas e balanceadas, com cardápio elaborado por nutricionistas e valor simbólico de R$ 2. O funcionamento da unidade é acompanhado por profissionais capacitados, responsáveis pela fiscalização da qualidade da alimentação e pela organização do atendimento ao público.
Restaurante do Bem
O Programa Restaurante do Bem é uma das principais ações de segurança alimentar do Estado, assegurando refeições de alto valor nutricional e preparo com toque caseiro à população em situação de vulnerabilidade. A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a justiça social e a garantia do direito à alimentação adequada. Atualmente, 17 unidades do Restaurante do Bem estão em funcionamento em Goiás, tanto na capital quanto no interior, com previsão de novas inaugurações em 2026.


