Bem-vindo – 16/10/2025 01:15

Risco de contaminação ; Morador encontra várias seringas usadas espalhadas pela rua em Valparaíso

Moradores do setor temem por infecção pois não souberam informar a origem do lixo Hospitalar 

Uma situação que não é normal aconteceu em Valparaíso na manhã desta terça-feira 23/09 no setor de chácaras Anhanguera, especificamente na rua Maranhão. Moradores nas proximidades encontraram várias seringas aparentemente usadas espalhadas pela rua, como mostra as fotos tiradas por moradores.

Nas calçada, no meio da rua, várias seringas  estão espalhadas,  foram encontradas os moradores temem o sério risco de infecção, em conversa com o portal ninguém soube explicar a existência ou origem do lixo hospitalar jogado na rua da cidade.

O caso que chama atenção das autoridades, nossa equipe tentou contato com a secretaria de saúde mas não obteve sucesso, porém fizemos contato com assessoria de imprensa do município através do secretário Amauri Santana.

Segundo apurou o secretário, as centenas de seringas espalhadas pelo local são de pessoas que fazem uso de recipientes em casa e não descartam de forma correta, “O Governo municipal vai tomar providências” falou o secretário.

Caso de polícia 

Seringas e agulhas nas ruas representam um sério risco à saúde pública, pois podem transmitir doenças graves como hepatite B, C e HIV, além de ferimentos acidentais em pessoas, especialmente trabalhadores da limpeza. O descarte inadequado desses materiais é crime ambiental previsto na Lei Federal nº 9.605/1998. Para descarte correto, utilize recipientes apropriados e resistentes à perfuração, e leve-os a postos de saúde ou pontos de coleta. 

Riscos à Saúde e Segurança

  • Contaminação: Seringas e agulhas são consideradas lixo hospitalar ou infectante e podem transmitir patógenos que causam doenças graves, como hepatites e HIV. 
  • Ferimentos: O contato com agulhas e seringas pode causar ferimentos perfurocortantes, expondo pessoas a riscos de infecções. 

Questões Legais 

  • Crime Ambiental: O descarte irregular de materiais perfurocortantes, como seringas, é considerado crime ambiental pela Lei nº 9.605/1998, com punições previstas no artigo 54.

O que Fazer se Encontrar seringas na Rua

  • Não Toque: Evite tocar nas seringas e agulhas. 
  • Denuncie: Informe a Vigilância Sanitária local ou a prefeitura sobre a existência do material. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *