Bem-vindo – 21/11/2024 15:39

Se eleições fossem hoje: Lula teria vantagem sobre Bolsonaro em estudo que inclui Caiado

Sondagem, considerando cenário hipotético, foi encomendada pelo PL com objetivo de quantificar a popularidade do ex-presidente em um confronto direto com o presidente petista

Instituto Paraná Pesquisas realizou levantamento para avaliar a polarização política entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), considerando um cenário hipotético de eleições no presente momento. Além dos dois protagonistas, a pesquisa incluiu outros nomes relevantes, como o pré-candidato à presidência em 2026, Ronaldo Caiado (União), e os governadores Ratinho Júnior (PSD-PR)Romeu Zema (Novo-MG) e Helder Barbalho (MDB-PA), bem como o político Ciro Gomes (PDT).

Vale ressaltar que a situação é hipotética porque Jair Bolsonaro está inelegível devido a duas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A sondagem foi encomendada pelo Partido Liberal (PL) com o objetivo de quantificar a popularidade de Bolsonaro em um confronto direto com Lula.

De acordo com os resultados do estudo, entre os eleitores consultados, 36,9% afirmaram que votariam em Lula, enquanto 33,8% declararam voto em Bolsonaro. Essa diferença é tão pequena que configura um empate técnico, que seria desfeito no segundo turno, considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Na eleição anterior, Lula saiu vitorioso sobre Bolsonaro com uma diferença de 1,8% dos votos computados. Ciro Gomes figura em terceiro lugar, com 7,8% das intenções de voto. Logo em seguida, temos os governadores Ratinho Jr. (3,9%)Romeu Zema (3,9%)Ronaldo Caiado (1,2%) e Helder Barbalho (0,8%).

Paraná Pesquisas ouviu 2026 eleitores em 26 Estados e no Distrito Federal, durante o período de 24 a 28 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com uma taxa de confiança de 95%.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *