Lucilene anunciou a Ibaneis Rocha seu desejo de deixar o cargo cerca de duas semanas após desgaste por conta da criação do Comitê Gestor da Saúde, sob comando de Ney Ferraz
A secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Queiroz, pediu exoneração do cargo, nesta quinta-feira (20), alegando motivos pessoais. O novo secretário de Saúde será o presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), Juracy Cavalcante Lacerda.
O pedido de demissão vem cerca de duas semanas desde a crise causada pela criação do Comitê Gestor da Saúde, que seria gerido pelo secretário de Economia, Ney Ferraz, e não pela titular da pasta da Saúde. Fontes da Secretaria de Saúde chegaram a acusar a medida como uma “intervenção branca”, depois que Ney Ferraz foi colocado como presidente.
Na última semana, um acordo entre a própria Lucilene Queiroz, deputados distritais e o secretário de Governo, Gustavo Rocha, estabeleceu que o comitê passasse a ser consultivo e não mais gestor, e a presidência para as mãos da própria secretária de Saúde.
De acordo com uma fonte da Secretaria de Saúde, o desgaste após o episódio foi grande. Para ela, “Lucilene sentiu que não tinha mais a confiança do governador Ibaneis Rocha”, o que, aliado ao desejo da secretária de deixar o cargo para cuidar da família, culminou no pedido de exoneração nesta quinta-feira.
Juracy Lacerda
Com a saída de Lucinele, Juracy Cavalcante Lacerda, atual presidente do Iges-DF será o novo secretário de Saúde. Na nova função, entre os desafios de pronto socorros lotados, caberá ao gestor atrair novos profissionais e melhorar o atendimento nas unidades básicas de saúde.