Tanto Flávio quanto Zeno e Casimiro são funcionários de carreira do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit)
O secretário de Transporte e Mobilidade Flávio Murilo Gonçalves Prates de Oliveira pediu exoneração do cargo. A decisão foi confirmada na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (20). Em seu lugar, será nomeado Zeno José Andrade Gonçalves, antigo chefe de gabinete da pasta. Zeno é formado em administração de empresas e especialista em Gestão Pública. Flávio havia assumido a secretaria em abril de 2023, substituindo o ex-secretário Walter Casimiro.
Tanto Flávio quanto Zeno e Casimiro são funcionários de carreira do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). Flávio Murilo será substituído por Zeno José Andrade Gonçalves, então chefe de gabinete da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e ex-prefeito de Rosário do Oeste (MT) – a cerca de 115 km da capital Cuiabá. O pedido de exoneração saiu dias depois de reportagens a respeito da atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal (PDTU-DF) em até 16 meses.
A pasta fechou um convênio tripartite, com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) – do mesmo estado – para as pesquisas necessárias à atualização do plano, a primeira desde 2011. Contudo, um ano antes de fechar o acordo, por R$ 7,85 milhões, a pasta havia desistido de um convênio para o mesmo fim, mas com a Universidade de Brasília (UnB).