Estado registrou 290 casos em 2024. Só neste ano, 30 pessoas já foram diagnosticadas

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está reforçando a importância da vacinação e do diagnóstico precoce da meningite, em referência ao Dia Mundial de Combate à doença, celebrado nesta quinta-feira (24/4). A campanha é conduzida pelo Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Anuad (HDT).
O ano de 2024 encerrou com 290 casos da doença no estado. Somente nos três primeiros meses de 2025, a SES-GO confirmou 30 enfermos afetados. No mesmo período do ano passado, foram 52. Até o momento não houve registro de óbitos.
Sintomas e tratamento da meningite
Os sintomas da meningite variam de acordo com a faixa etária. Em recém-nascidos, eles podem ser inespecíficos, como febre, irritabilidade, vômitos e sonolência excessiva. Em crianças maiores e adultos, os sintomas comuns são de febre alta, dor de cabeça intensa (cefaleia) e vômitos. A transmissão viral depende do tipo de vírus envolvido. Vírus como os da dengue ou da catapora, por exemplo, podem causar meningite.
O tratamento da doença especialmente da forma bacteriana, é feito em hospitais, com medicamentos administrados por via endovenosa. As possíveis sequelas da doença incluem perda auditiva, dificuldades motoras, problemas na fala e, em casos extremos, danos neurológicos irreversíveis. A vacina é a principal forma de prevenção contra a meningite, e pode ser encontrada em qualquer posto de vacinação por fazer parte do Calendário Nacional. Basta acessar o link para conferir a lista completa dos locais de vacinação. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vacinas gratuitas contra os três principais agentes bacterianos causadores da meningite.