Bem-vindo – 22/07/2025 17:24

Síndrome respiratória lota hospitais e já matou mais de 80 pessoas em Goiás

Aumento no número de vacinas aplicadas contra gripe e covid-19 diminuiu o número de novos casos, a questão é que ainda tem muita gente que não se imunizou.

Goiânia apresentou queda no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas duas semanas, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Apesar da melhora, a capital segue em nível de alerta conforme o monitoramento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Apesar da cobertura vacinal no município, que considera o percentual de idosos, crianças e gestantes imunizados, alcançar 45,07%, ou seja, cerca de 400 mil vacinados, o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, aponta que cidade já soma 1.105 casos e 82 óbitos pela doença em 2024. “A quantidade de novos casos está caindo a cada semana. É uma tendência observada em todo o país”, destacou.

O alerta da Fiocruz indica que a capital está acima do nível moderado, mas ainda abaixo da faixa de risco alto. A preocupação continua por conta da alta taxa de hospitalizações, principalmente entre crianças e idosos.

Segundo a pesquisadora da Fiocruz Tatiana Portella, apesar da redução nos casos de vírus como o sincicial respiratório e a Influenza A, o sistema de saúde segue pressionado.

“As vacinas contra gripe e covid-19 continuam sendo essenciais para evitar agravamentos e mortes”, reforçou. As autoridades de saúde orientam a manutenção da vacinação em dia, uso de máscaras em locais de risco e atenção a sintomas respiratórios persistentes.

 FONTE/CRÉDITOS: redação/SESGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *