Em seu discurso, o governador Ronaldo Caiado afirmou que o estado vive um novo momento.

Durante o lançamento da Campus Party Goiás 2025, realizado nesta quinta-feira (20/11) no Passeio das Águas Shopping, o governador Ronaldo Caiado destacou o papel de Goiás como referência nacional em tecnologia, inteligência artificial e inovação. Em seu discurso, o governador afirmou que o estado vive um novo momento.
“Passamos a ser a capital da inteligência artificial, da tecnologia e da inovação. E não vamos parar, vamos investir cada vez mais”, declarou. Com expectativa de reunir 100 mil pessoas até 23 de novembro, o evento traz o tema “Inteligência Artificial Aplicada ao Dia a Dia”. Caiado ressaltou que a edição de 2025 é a maior já realizada no estado e reforça o reconhecimento nacional da capacidade de Goiás. “Estamos recebendo 66 comitivas do Brasil todo, com milhares de alunos”, observou.
Tecnologia transformando vidas
O governador também relacionou a evolução do estado às políticas de inovação implementadas nos últimos anos. Ele citou como exemplo o avanço do Centro de Excelência e Inteligência Artificial (Ceia), que já desenvolve pesquisas e soluções aplicadas à saúde e ao agronegócio.
“A Campus Party nos estimulou a avançar com o Ceia, que hoje pesquisa variantes genéticas que determinam câncer de mama ou desenvolve máquinas capazes de identificar o que é praga e o que é plantio. Vejam o quanto estamos avançando em Goiás”, afirmou Caiado, destacando que a inovação tem impacto direto no cotidiano da população.
O tema do evento, “Goiás em modo turbo”, foi associado pelo governador ao ritmo acelerado de investimentos em qualificação profissional, tecnologia e inteligência artificial feitos pela atual gestão. “Não fazemos nada mais ou menos. É uma ação continuada que traz reflexos importantes na vida das pessoas”, disse.
Reconhecimento nacional
O presidente global da Campus Party, Francesco Farruggia, reforçou a fala do governador ao afirmar que “Goiás tem IA no próprio nome”, destacando o ambiente favorável criado pelo governo estadual para o desenvolvimento tecnológico.
Secretários estaduais também comentaram os resultados alcançados. O titular da Secti, José Frederico Lyra Netto, ressaltou iniciativas inéditas da edição, como a Olimpíada Estadual de IA e o Desafio de Inovação 60+, voltado para pessoas idosas — ações que foram celebradas por Caiado.
Inovação acessível
Além da arena de campuseiros, a programação conta com palestras, oficinas e a Cúpula Internacional de Ética e Inteligência Artificial – Etos.IA, que reúne especialistas para debater o uso responsável da tecnologia.
O evento também abriga iniciativas do Goiás Social, incluindo o lançamento do novo edital do ProBem, com 5 mil bolsas de estudo — sendo 500 destinadas para cursos de tecnologia, ciência, engenharia e matemática.
Ao reforçar o compromisso da gestão em democratizar o acesso ao conhecimento, Caiado afirmou que os investimentos em inovação seguem como prioridade. “É uma política pública que transforma vidas e prepara Goiás para o futuro”, concluiu.


