Segundo apurado pelo radar, todas as áreas que a taxa chegou na conta, funciona com fossa
Depois de vária denúncias feitas por moradores dos setores de chácaras Anhanguera A,B e C, bem como toda região do jardim céu azul em Valparaíso, a equipe do radar, parou para ouvi los, segundo moradores, o local que ainda sofre com a falta saneamento básico, coleta e tratamento de esgoto, eles tem sido alvo de cobranças e taxas que chegam a quase r$300,00 como mostra a conta acima de uma moradora da vila guaíra, na conta mensal emitida pela Saneago, empresa fornecedora de águas do Estado de Goiás.
Apesar do local não ter a prestação do serviço, moradores vêm sofrendo cobranças de taxas indevidas em suas contas de água, em pelo menos três contas enviadas ao portal, moradores indignados questionam a cobrança do serviço que não é prestado, porém, tarifado na conta como coleta e afastamento de esgoto residencial e tratamento de esgoto.
Em um dos casos é possível ver que a taxa de coleta e afastamento de esgoto residencial chega ao valor de 111,92 mais abaixo é cobrada a outra taxa de tratamento de esgoto residencial no valor de R$28,00 reais, serviços não prestados pela empresa, essas cobranças têm dobrado os valores das contas e repassado aos moradores. Ainda vale ressaltar, que todos os locais citados acima das contas da cidade, exceto valparaíso 01 das etapas A até E, o serviço cobrado nas contas não é prestado.
Juridicamente Falando
Para esclarecer o problema, a equipe de jornalismo levou os fatos ao advogado especialista em direito imobiliário e condominial Advogado Gustavo Francisco Alves Siqueira, que explicou o seguinte, “o caso tem que ser tratado como cobrança indevida, que de forma errônea está penalizando os moradores, fato é que cada morador que se sentir lesado pela cobrança, deverá ajuizar uma ação contra a empresa fornecedora baseado em cobrança indevida”. O advogado ainda afirmou que para o morador não perder seu direito, e ter o fornecimento de Água cortado, deve sim pagar a conta e com o comprovante do pagamento procurar os seus direitos no Ministério público da cidade.
Nossa equipe tentou contato com a saneago através do 0800 tanto ouvidoria com reclamações e não obteve retorno da companhia, o espaço permanece aberto para manifestações futuras da empresa.