Cada SUV será adquirido pelo valor de R$ 385,9 mil
O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) concluiu o processo de seleção da empresa que irá fornecer seis veículos tipo SUV para atender servidores e conselheiros da Corte. O investimento total previsto é de R$ 2,369 milhões. Após o lançamento do edital de licitação em maio e a abertura das propostas no pregão eletrônico realizado em 4 de junho, o órgão publicou o extrato do contrato de aquisição, que ainda precisa ser homologado e assinado para efetivar a transação.
Com a assinatura do contrato, o fornecimento dos novos veículos dependerá da emissão de uma ordem de compra. A empresa vencedora, Pedragon Autos Ltda., terá até 45 dias para realizar a entrega. Cada SUV será adquirido pelo valor de R$ 385,9 mil. Assim como ocorreu na última renovação, há sete anos, parte do pagamento será feita com a entrega de veículos da frota atual.
As propostas consideradas na licitação levaram em conta a diferença entre o valor dos novos automóveis e o valor estimado dos usados. Dessa forma, o montante a ser pago em dinheiro será de R$ 1,589 milhão, abaixo da estimativa inicial de R$ 1,654 milhão.
Para viabilizar o negócio, o TCE entregará quatro Chevrolet Trailblazer, avaliados em R$ 136 mil cada, e um Mitsubishi Pajero, estimado em R$ 169,6 mil. Todos os carros foram adquiridos em 2018 e somam R$ 715,4 mil em valor de troca. De acordo com o edital, o cálculo do valor dos veículos usados foi feito com base na média entre a tabela FIPE e avaliações de concessionárias.
O estudo técnico preliminar, que embasou o edital, destaca que a aquisição dos novos SUVs é justificada pela “necessidade de deslocamento dos servidores e membros desta Corte de Contas para cumprimento de suas atividades institucionais em fiscalizações, vistorias e eventos, tanto na capital quanto no interior do Estado”. O documento aponta ainda que parte da frota tem sete anos de uso, o que implica maior desgaste, custos elevados de manutenção e menor confiabilidade operacional.
Atualmente, a frota do Tribunal é composta por 21 veículos, incluindo quatro caminhonetes 4×4 (duas VW Amarok e duas Nissan Frontier), 11 sedans (três Fiat Siena, três VW Voyage e cinco Chevrolet Onix Plus) e uma van Mercedes-Benz Sprinter, além dos cinco SUVs que serão substituídos agora.
O estudo técnico também defende que a renovação gradativa da frota é “necessária” para reduzir custos com manutenção, minimizar a obsolescência dos veículos e garantir mais segurança, conforto e eficiência no trabalho dos servidores.
“Vale ressaltar que veículos novos oferecem melhor eficiência no consumo de combustíveis e na emissão de gases poluentes, além de menor necessidade de manutenção, quando comparados com veículos antigos. Isso resulta em menor tempo de inatividade, redução de custos operacionais e melhor desempenho geral dos veículos utilizados pela administração pública”, conclui o documento.