Bem-vindo – 13/08/2025 14:59

Trump cita Brasília entre as capitais mais violentas ao tratar da segurança em Washington

“Você escuta dizer sobre serem os piores lugares do mundo”, disse presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citou Brasília entre capitais violentas em seu discurso nesta segunda-feira (11) ao anunciar uma intervenção federal na segurança de Washington, capital dos EUA. A referência a Brasília entre capitais violentas foi usada para justificar a medida diante da crescente preocupação com a criminalidade na capital americana.

Trump classificou a situação de Washington como uma “trágica emergência de segurança”, ressaltando que a capital dos EUA enfrenta índices alarmantes de violência. No entanto, a prefeita do distrito de Colúmbia contestou essa visão, afirmando que os dados oficiais desde 2023 não confirmam esse cenário.

Dados recentes mostram que, apesar da crítica, Washington tem uma taxa de homicídios muito superior à de Brasília. Além de Brasília entre capitais violentas, ele mencionou cidades como Bogotá, Cidade do Panamá, Cidade do México e Bagdá (Iraque) para reforçar o argumento.

“Olhando os números, temos gráficos com diferentes cidades do mundo: Bagdá, Panamá, Brasília, San José, Bogotá, Cidade do México, Lima… [Em comparação] nós dobramos ou triplicamos a taxa de criminalidade. Vocês querem viver em lugares como esses? Eu acredito que não”, disse.

Segundo o Atlas da Violência, o Distrito Federal registrou 347 homicídios em 2023, número maior que os 274 assassinatos contabilizados em Washington no mesmo ano. Entretanto, a população de Washington, com cerca de 687 mil habitantes, é bem menor que os 2,81 milhões estimados para o Distrito Federal, o que torna a taxa de homicídios por 100 mil habitantes mais alta na capital dos EUA.

De acordo com os números oficiais, Brasília teve uma taxa de 12,3 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2023, enquanto Washington apresentou 39,86 homicídios por 100 mil habitantes. Na coletiva, Trump exibiu dados um pouco diferentes, apontando 13 homicídios por 100 mil em Brasília e 41 em Washington.

O presidente dos EUA reforçou: “Nós queremos segurança em Washington. Você quer poder viver na sua casa ou apartamento e se sentir seguro para ir até uma loja comprar um jornal ou alguma outra coisa. Você não tem isso mais. A taxa de homicídios em Washington é maior que em Bogotá, Cidade do México e em outros lugares que você escuta dizer sobre serem os piores lugares do mundo. [As taxas] são muito maiores.”

 FONTE/CRÉDITOS: redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *