A primeira etapa da imunização vai envolver crianças de 10 e 11 anos

O Governo de Goiás lançou, por volta das 9h desta quinta-feira (15), a campanha de vacinação contra a dengue, com a presença do governador Ronaldo Caiado (União) e do secretário da saúde de Goiás, Rasível dos Reis, coordenador do Gabinete Goiás contra a Dengue. O local escolhido foi a Unidade Básica de Saúde Santa Luzia, Jardim Olímpico, Aparecida de Goiânia.
Goiás recebeu, na semana passada, 151.968 doses da vacina contra a dengue e, por orientação do Ministério da Saúde (MS), neste primeiro momento, vai atender 51 municípios goianos das regionais Central (26) e Centro-Sul (25).
A faixa etária, originalmente definida de 10 a 14 anos, foi limitada a 10 e 11 anos, em função do quantitativo reduzido de doses recebidas pelo MS. Além dos postos de saúde, as equipes vão realizar a imunizações nas escolas. Os gestores da SES-GO reforçam que, mesmo com a chegada das vacinas, os cuidados não devem parar, e é importante que a população se envolva no combate ao mosquito vetor da doença.
“Nós não podemos ficar de braços cruzados. Neste momento, a prevenção com a eliminação dos criadouros é fundamental. É preciso, mais do que nunca, que a população se atente à limpeza dos quintais”, reforça o secretário Rasível.
O estado registra mais de 39 mil notificados, 15.810 confirmados e 6 óbitos registradas pelo Comitê Estadual de Investigação de Óbito Suspeito por Arboviroses (3 em Uruaçu, 1 em Cristalina, 1 em Águas Lindas e 1 em Iporá). Outros 55 óbitos estão sob investigação. Dos casos confirmados, 64% são do sorotipo 1 e 35%, do 2.



