Bem-vindo – 15/10/2025 14:42

Veja o que Caiado trouxe para Goiás na Missão Japão

A missão internacional do Governo de Goiás ao Japão, encerrada neste domingo (20)

A missão internacional do Governo de Goiás ao Japão, encerrada neste domingo (20), consolidou novos laços econômicos e atraiu investimentos estratégicos para o estado. De acordo com o governador Ronaldo Caiado (UB), entre os principais resultados está a confirmação de uma visita técnica de autoridades japonesas a Goiás, em agosto, para avaliar o potencial de exploração de terras raras, minerais fundamentais para tecnologias sustentáveis e inovação industrial.

“O balanço é extremamente positivo”, avaliou Caiado ao retornar ao Brasil. “Tive uma audiência com o ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, e esta missão japonesa chegará a Goiás em agosto, onde nós vamos dar continuidade ao projeto das terras raras.”

Os elementos de terras raras (ETRs) são 17 minerais essenciais para a produção de turbinas eólicas, carros elétricos, baterias e equipamentos digitais. Goiás possui áreas promissoras para sua exploração, especialmente nos municípios de Minaçu, Nova Roma e Iporá. O interesse japonês ocorre em um contexto de busca por diversificação da oferta, diante da alta dependência da China nesse setor.

R$ 200 milhões em amônia verde e exportação de veículos

Na área agroindustrial, o grupo japonês Tsubame anunciou um investimento de R$ 200 milhões para instalar uma unidade de produção de amônia verde no município de Mineiros, até 2027. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a empresa Atvos, prevê o uso do bagaço da cana-de-açúcar como base para o insumo utilizado na fabricação de fertilizantes.

Outro destaque da missão foi a assinatura de contrato entre a Mitsubishi Motors e a HPE Motors, subsidiária brasileira da montadora, para autorizar a exportação de veículos produzidos em Catalão para países da América Latina. Até então, a unidade operava apenas com foco no mercado interno. Caiado visitou o centro de design da empresa e acompanhou demonstrações de processos industriais voltados à mobilidade inteligente.

Rodada estratégica em seis cidades

A agenda da missão oficial incluiu visitas a Tóquio, Yokohama, Okazaki, Osaka, Hamamatsu e Seki. A comitiva manteve encontros com representantes dos ministérios japoneses da Agricultura, Economia e Indústria, além da diretoria do Japan Bank for International Cooperation (JBIC). Também foram realizados eventos empresariais com apoio do Consulado-Geral do Brasil no Japão.

Durante a viagem, o governador proferiu a palestra “Goiás é exemplo de gestão para o Brasil”, apresentando os avanços estaduais nas áreas de saúde, educação, segurança pública e assistência social desde 2019. Em diálogo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, defendeu a abertura do mercado japonês para a carne bovina goiana, com base no reconhecimento do estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Participação na Expo 2025 Osaka

A missão se encerrou com a participação na Expo 2025 Osaka, evento global que reunirá mais de 150 países em torno do tema “Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas”. A exposição deve atrair 28 milhões de visitantes ao longo de seis meses.

Como Caiado retornou ao Brasil antecipadamente para tratar da crise comercial envolvendo Estados Unidos e Brasil, o Estado foi representado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto. Também integraram a comitiva o presidente da Goiás Parcerias, Diego Soares, e outros representantes do governo. A participação marca os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão.

 FONTE/CRÉDITOS: redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *