Segundo á vistoria realizada pela Semad-GO, a obra que é realizada pelo Dnit, não resolverá o problema de escoamento da quantidade de Águas que chega para escoar no local .

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Goiás (Semad-GO) identificou que as redes de drenagem, no local onde uma cratera de 500 metros surgiu em Valparaíso de Goiás (GO), Entorno do Distrito Federal, são insuficientes para garantir o escoamento adequado da água, o que tem causado soterramento de nascentes às margens da BR-040 e de cachoeiras próximas.
Segundo a pasta, foi identificado dois processos erosivos: um margeando a BR-040 e próximos das nascentes, de proporções maiores; e outros atrás do estacionamento shopping Brasil Center.
Por isso, a Semad-GO notificou o município a adotar as seguintes medidas: Apresentar informações quanto à responsabilidade pelo sistema de drenagem de águas pluviais localizado nas margens da rodovia BR-040 e nas proximidades do empreendimento Brasil Center Shopping; Apresentar o projeto de recuperação das nascentes, contendo alternativas viáveis de canalização das águas pluviais, de forma a reduzir a velocidade do escoamento superficial; Apresentar relatório descritivo das medidas adotadas para a remediação dos processos erosivos identificados.

Diante da gravidade da situação, a Defesa Civil Municipal também uma realizou vistoria técnica na manhã da última sexta-feira (7/11), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A inspeção teve como objetivo elaborar um plano de contingência, definindo medidas emergenciais para minimizar riscos no período chuvoso.




