A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 45 mil litros de álcool carburante (combustível) que era transportado com nota fiscal fraudada, na tarde de quarta (21), na BR-020, em Posse. Segundo o documento, o produto era para fins diversos e não combustível, como verificado. Além disso, a rota não previa passagem por Goiás.
Segundo os agentes, o caminhão-tanque que levava o líquido teria saído, segundo a nota, de Ribeirão Preto (SP) com rota por MG, BA, SE, AL, PE, PB e destino final em Mossoró. Desta forma, ele não deveria estar em Posse. Após confrontado, o motorista confessou que carregou o veículo em Vila Boa de Goiás.
Segundo a polícia, o intuito era fraudar o sistema de recolhimento de taxas fiscais. A suspeita é que o produto destinado a postos de combustíveis seria desviado para indústria de alimentos, o que poderia comprometer a saúde dos consumidores.
Depois da abordagem, o caminhão foi retido com a carga e encaminhado para o Fisco de Goiás. No local, ocorreriam às autuações aduaneiras previstas. Foi a terceira vez que o mesmo veículo foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal cometendo o mesmo crime, desde setembro do ano passado.
O condutor foi liberado. A parte criminal só é iniciada após avaliação do Fisco.