A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) abre, nesta sexta-feira (4), o agendamento da vacinação contra Covid-19 para mais três públicos-alvo. Dessa vez, serão incluídos na campanha os seguintes grupos:
- pessoas de 59 anos, sem comorbidades;
- pessoas de 18 anos ou mais com comorbidades;
- portadores de deficiência que não recebam Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Os agendamentos começam às 10h para os dois primeiros grupos. Já para quem não tem comorbidades, o serviço será disponibilizado às 14h (veja detalhes abaixo). Em ambos os casos, o agendamento deve ser feito no site da SES-DF.
A imunização está prevista para começar na segunda-feira (7). Nesta etapa, 61 mil doses serão ofertadas.Os contemplados que não receberem a vacina na data selecionada terão cinco dias para procurar o ponto de vacinação. Caso contrário, perderá a prioridade.
Veja quem tem direito
- Pessoas com comorbidades acima dos 18 anos e portadores de deficiência que não recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC)
A Secretaria de Saúde abre 43 mil vagas para esse público, às 10h. Para ter direito à imunização, os contemplados precisam ter feito cadastro no site da pasta, com informações pessoais, como dados de identificação e contatos.
Quem já fez o cadastro deve aguardar o horário de agendamento para escolher a data, local e horário de imunização. O serviço também é feito no portal da secretaria.
Além disso, quem tem comorbidades deve apresentar algum comprovante da condição, como exames, receitas, relatório ou prescrição médica. O documento deve ser levado no momento da aplicação da dose no posto de saúde.
Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), as comorbidades que dão direito à imunização são:
- Diabetes melitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
- Hipertensão Arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA
- Insuficiência cardíaca (IC)
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardiopatias
- Doenças da Aotya, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênita no adulto
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos
- Doença cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos
- Anemia falciforme
- Obesidade mórbida
- Síndrome de down
- Cirrose hepática
- Doenças neurológicas crônicas
Pessoas de 59 anos, sem comorbidades
Às 14h, a Secretaria de Saúde abrirá mais 18 mil vagas para pessoas que tenham 59 anos completos, sem comorbidades. Esse grupo não precisa fazer cadastro, mas a vacinação ocorrerá apenas mediante agendamento.
A marcação da imunização deve ser feita no site da pasta. O interessado precisa acessar o endereço eletrônico e, na hora do cadastro, informar os próprios dados. Em seguida, poderá escolher o local e horário de vacinação.