Bem-vindo – 17/04/2024 14:54
Previous slide
Next slide

No 115º aniversário de Mario Quintana será lançado um documentário

Mario Quintana faria 115 anos nesta sexta-feira (30), e para comemorar a data, a direção da Casa de Cultura que leva o nome do poeta, em Porto Alegre, exibe um documentário e lança uma nova edição do projeto “Poetas Diversos”.

O filme “Mario inventa o mundo” traz depoimentos de pessoas próximas ao poeta, como a fotógrafa Dulce Helfer, o especialista em literatura gaúcha Altair Martins, o arquivista Alexandre Veiga, responsável pelo Núcleo de Acervo e Memória da CCMQ, e o jornalista, escritor e professor Antonio Hohlfeldt, atual presidente da Fundação Theatro São Pedro.

Dirigido por Mirela Kruel, o documentário estará disponível no YouTube e no Instagram da Casa de Cultura Mario Quintana.

“É muito importante fazer esse registro audiovisual sobre Mario Quintana para que a memória acerca do poeta seja preservada para as gerações futuras”, comenta o diretor da CCMQ, Diego Groisman.

E o projeto “Poetas Diversos – A reinvenção dos afetos” traz uma mostra de vídeos de poesias autorais, será exibida no Instagram da CCMQ, desde quarta-feira (28) até 25 de agosto, sempre às quartas-feiras.

A mostra reúne cinco poetas desafiados a refletir sobre o contexto da crise sanitária e humanitária provocada pelo coronavírus. Segundo a CCMQ, a mostra é uma “resposta da arte diante da crise e uma reafirmação do poder da poesia na formulação de novas perguntas, algo que foi muito marcante na obra de Mario Quintana”.

Os poetas que participam da segunda edição do evento são ArleQueen Fenixx, Carolini Constantino, Cesar Nascimento, Duan Kissonde e Gustavo Deon.