Bem-vindo – 23/05/2024 12:08
Previous slide
Next slide

PCDF desarticula grupo suspeito de aplicar mais de 300 golpes de estelionato em Samambaia

Mais de 300 ocorrências policiais foram registradas nas delegacias do Distrito Federal, resultando em um prejuízo total próximo a R$600.000,00 para as vítimas

Na tarde da última sexta-feira (19), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 32ª DP (Samambaia), deflagrou a operação “MAU NEGÓCIO”, desvendando uma organização criminosa que protagonizou mais de 300 casos de estelionato entre 2021 e 2023 na região administrativa de Samambaia. A ação resultou na prisão preventiva de dois integrantes da alta cúpula e na solicitação de bloqueio de valores em contas bancárias dos investigados, totalizando cerca de R$600.000,00.

Os criminosos criaram três concessionárias de veículos de “fachada” (WM MOTORS, BOSS NACIONAIS e IMPORTADOS, e INOVA MULTIMARCAS), atraindo consumidores com anúncios de veículos nas redes sociais a preços abaixo do mercado. Os vendedores, então, ludibriavam os clientes cobrando valores de entrada/sinal para a compra dos automóveis, prometendo a entrega em até 07 dias. No entanto, após o pagamento e o prazo ultrapassado, os clientes descobriam que toda a documentação assinada era para uma “assessoria de crédito” e que nenhuma venda de veículo havia sido realizada, deixando os consumidores sem o bem e sem a devolução da entrada/sinal.

Os investigados foram indiciados pelos crimes de promover, constituir ou integrar organização criminosa, além dos crimes de estelionato. As investigações continuam para localizar e prender os demais integrantes da organização criminosa, bem como para identificar outros estabelecimentos comerciais que possam estar envolvidos em golpes semelhantes atualmente.

As três concessionárias foram fechadas após o início das investigações, indicando que foram constituídas para a aplicação de golpes, sendo a venda de veículos uma exceção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *