Bem-vindo – 03/11/2024 09:19
Previous slide
Next slide

Prefeitos do Entorno já pensam no processo de transição de Governo

Os atuais gestores de Valparaíso, Santo Antônio do Descoberto e Cristalina passarão o bastão aos seus sucessores em 1º de janeiro e contaram ao Jornal Opção Entorno sobre o processo de transição dos governos municipais

Em vários municípios do Entorno houve reeleição dos prefeitos, mas em outros, como é o caso de Valparaíso, Santo Antônio do Descoberto e Cristalina, por exemplo, novos gestores vão comandar as prefeituras a partir de 1º de janeiro. Por conta disso, é preciso realizar um processo de transição, o qual sugere-se que seja iniciado já ao fim do pleito.

Como as cidades da região circunvizinha ao Distrito Federal já definiram seus próximos comandantes à frente do Poder Executivo, por não terem segundo turno, ganham ainda mais tempo para realizarem esse processo.

E para tornar essa fase ainda mais tranquila, o governo federal acaba de lançar a primeira parte do Manual de Transição Municipal, um guia elaborado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República.

Trata-se de um roteiro básico, que vai ajudar os prefeitos eleitos a definirem aspectos como a montagem da equipe de governo, a continuidade ou não de projetos da gestão que termina em 31 de dezembro e a criação ou extinção de cargos, secretarias e órgãos municipais. Os atuais prefeitos, por sua vez, também vão saber os passos básicos para que a transição seja harmônica e tranquila. A previsão é que a segunda parte do manual seja publicada até o final deste mês.

Comissão de transição em Valparaíso

Em Valparaíso de Goiás, o prefeito Pábio Mossoró (MDB) destaca que a transição de governo no município está em fase de organização, com a criação de uma comissão específica para este fim. A meta principal, segundo ele, é garantir que todas as informações sobre a prefeitura, como projetos em andamento, obras, contratos e a situação financeira, sejam repassadas de forma clara.

O gestor também enfatiza a continuidade de grandes projetos em Valparaíso, incluindo o viaduto da BR-040. “Estamos fazendo um esforço para entregar a obra antes da troca de governo, mas, caso não consigamos, o novo prefeito certamente a priorizará”, garantiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *