Bem-vindo – 22/06/2024 13:00
Previous slide
Next slide

Super Lotação nas Upas do entorno preocupa Gestores da pasta

O prefeito de Novo Gama Carlinhos do Mangao percebendo o aumento não esperado e observando que ouve o aumento de mais de 100% nas Upas da cidade, Carlinhos convocou nesta sexta 14-01 uma reunião Emergencial.

Pronto socorro 24 hs Novo Gama (RADAR VALPARAÍSO) 14-01

Durante os 20 minutos que nossa equipe de reportagem permaneceu na UPA24 hs, foi possível contar 40 pessoas chegando na unidade.

Segundo informações obtidas pela reportagem, o prefeito determinou abertura de todos os leitos demonstrando preocupação ao vírus gripal H3N2 e a nova onda de contágio da COVID 19.

O prefeito sugeriu para que não haja dúvida sobe a testagem de covid 19, o paciente ligar na secretaria de saúde e se informar o local exato do teste.  6136281077, informações gerais das unidades de saúde.

DISSE O PREFEITO “TEMOS QUE FICAR EM ALERTA E PRONTO PARA RECEBER OS ENFERMOS QUE NOS PROCURAR, TEMOS QUE BUSCAR SOLUÇÃO PARA AGILIZAR, MAS RÁPIDO POSSÍVEL O ATENDIMENTO, TEMOS TRÊS UNIDADES HOSPITALARES, LOTOU NO 24 HS, PODE  ENCAMINHA PARA OS OUTROS, 22 HS OU MONT SERRÁ, REFERENCIA EM COVID NO MUNICÍPIO, AMBOS FAZ O TESTE COVID19.

Em entrevista a diretora do posto 24hs, Glaucia, relatou que em um só dia 28 de dezembro foram atendidas 718 pessoas com sintomas Gripal H3N2, sendo 70% destes atendimentos moradores do DF.” O grande problema é que as pessoas estão confundindo o quadro gripal com Covid 19, vale salientar que H3n2 é uma gripe e não COVID19, para descobrir o que o paciente está enfrentando só depois do Laudo Médico”.

Caso o profissional de saúde (médico) examinar o paciente, saberá o que fazer, se libera para recuperação em casa H3N2 ou encaminha para internação Covid19. Não existe a maior possibilidade de colocar um paciente com H3n2 em um leito de covid 19.

A maior dificuldade é uma equipe com (06) seis profissionais ter que parar o atendimento ao público para atender uma emergência exemplo; baleado, esfaqueado, acidentado etc.

Estamos para atender o SUS é único, porém, com o aumento triplicado de procura que atendemos rotineiramente, o tempo de espera será maior, Disse Glaucia.

Causas

O H3N2 é um vírus que causa gripe. Sua transmissão é igual a transmissão dos vírus da gripe, ocorrendo através de secreções respiratórias, como gotículas de saliva, após a pessoa contaminada tossir, espirrar ou até falar.

Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dia, os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca. (3,4)

Fatores de risco

A gripe H3N2, como qualquer gripe, pode afetar pessoas de todas as idades. Porém alguns indivíduos têm maior chance de desenvolver formas graves da doença: (1,4)

  • Idosos
  • Crianças
  • Gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz
  • Portadores de doenças crônica e imunocomprometidos
  • Pessoas com obesidade.

Permanecer em locais fechados e com um aglomerado de pessoas, levar as mãos à boca ou ao nariz sem lavá-las antes e permanecer em contato próximo com uma pessoa doente são os principais fatores que podem aumentar os riscos de uma pessoa vir a desenvolver gripe H3N2.

Os sintomas são bem parecidos com os da gripe comum: (2)

Buscando ajuda médica

É importante buscar ajuda médica se os sintomas forem muito intensos nas primeiras 48 horas, se a pessoa apresentar dispnéia (falta de ar) e se os sintomas persistirem por mais de sete dias. (2)

 

COLABORAÇÃO ; TOM DE PAULA – DAMINHÃO CORDEIRO