Bem-vindo – 22/06/2024 14:05
Previous slide
Next slide

Avião da FAB sai de Brasília, nesta segunda-feira, para levar 11,6 toneladas de ajuda humanitária à Ucrânia

Aeronave KC-390 Millennium também vai resgatar brasileiros que estão deixando país europeu. Carga doada, composta por alimentos, purificadores de água e medicamentos provenientes de doações humanitárias, seguirá para Varsóvia, na Polônia.

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar uma aeronave KC-390 Millennium com a missão de resgatar os brasileiros que estão deixando a Ucrânia, nesta segunda-feira (7). O avião, que também levará 11,6 toneladas de ajuda humanitária para o país europeu, deve decolar da Base Aérea de Brasília (BABR), às 15h.

A carga que será enviada é composta por alimentos, purificadores de água e medicamentos provenientes de doações. Ao todo são:

  • 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia);
  • 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma;
  • 10 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições);
  • 5 kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.

O material foi acondicionado em paletes, isto é, em plataformas usadas para empilhar ou transportar materiais por meio de empilhadeiras, carregado no KC-390, e enviado, na manhã deste domingo (6), da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), para a Base Aérea de Anápolis (BAAN). Conforme o cronograma da missão, a carga será realocada em outro KC-390, que irá para a Base Aérea de Brasília.

O destino final da aeronave é Varsóvia, capital da Polônia, onde os cidadãos devem embarcar conforme definições do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O pouso na capital polonesa está previsto para quarta-feira (9) e os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10).

A doação brasileira seguirá da capital polonesa para seu destino final, na Ucrânia, com a assistência da Embaixada do Brasil em Varsóvia. A missão ocorre por determinação da Presidência da República sob coordenação do Ministério da Defesa (MD) e do MRE.

Avião da FAB levará 11,6 toneladas de ajuda humanitária à Ucrânia — Foto: FAB/Divulgação

Avião da FAB levará 11,6 toneladas de ajuda humanitária à Ucrânia — Foto: FAB/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *