Bem-vindo – 22/06/2024 12:23
Previous slide
Next slide

Banco de leite precisa de doações para continuar funcionando

A doação pode recolhida em casa para ser levada ao banco de leite - (crédito: Crédito: Minervino Junior/CB/D.A. Press. )
A doação pode recolhida em casa para ser levada ao banco de leite – (crédito: Crédito: Minervino Junior/CB/D.A. Press. )
O Dia Mundial da Doação de Leite Humano, comemorado dia 19 de maio, tem o objetivo de sensibilizar mais mulheres a aderirem ao ato. Porém, o banco de leite de Brasília está passando por dificuldades e necessita de ajuda para seguir alimentando quem precisa. Com a pandemia do novo coronavírus, os estoques do banco diminuíram. Dessa forma, a campanha “Eu divido o meu leite” tem o objetivo de chamar as lactantes para realizarem doações.

Interessadas podem ligar para o 160, opção 4, ou acessar o site do “Amamenta Brasília”. Além disso, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) criou um aplicativo para atender a população. Assim, uma equipe do banco entrará em contato para agendar a visita do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal (CBMDF).

Para garantir o acesso, especialmente para os bebês cujas mães têm dificuldade na produção, ou que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), existem os Bancos de Leite Humano. No Distrito Federal, são 14 em funcionamento, além de três postos de coleta.

A Secretaria de Saúde é responsável por 90% do recolhimento de leite humano na capital. Todos eles fazem parte da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano — são 217 unidades em todo o país. Classificados como referência nacional pelo Ministério da Saúde, os bancos de leite de Brasília são considerados os melhores do Brasil.

O que é necessário para doar?

> Não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação.
> Em caso de não ter feito o pré-natal, realizar exames específicos.
> Não usar álcool nem drogas ilícitas.
> Estar amamentando ou ordenhando leite para o próprio filho.
> Ser saudável.
> Apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite ordenhado.

Rota de Coleta

O Corpo de Bombeiros passa pelas seguintes localidades atendendo as doadoras: Asa Norte, Asa Norte, Brazlândia, Ceilândia, Hospital Materno Infantil (HMIB), Gama, Paranoá, Planaltina, Santa Maria, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *